SSL (HTTPS) gratuito no WordPress [atualizado]

Rate this post

Através do uso do CDN da CloudFlare e de um pequeno plugin, tenha seu site rodando em HTTPS (SSL)

Safe Site SSL

Primeiramente vou explicar o que é um CDN (Content Delivery Network): é uma rede de fornecimento conteúdo que o distribui para múltiplos servidores a fim de agilizar o acesso do utilizador baseando-se em sua localização e oferecendo-o um servidor localizado mais próximo a ele. O CloudFlare é um entre várias empresas que oferecem o serviço de CDN, sua grande vantagem é que ela adicionalmente fornece ao usuário um certificado SSL, ambos os serviços com opção de planos totalmente gratuitos. Muito bom, né?

Então vamos ao que interessa, nosso certificado SSL gratuito: Primeiramente deve-se criar uma conta em www.cloudflare.com e optar pelo plano gratuito. O próximo passo é migrar os seus DNSs para a CloudFlare e ativar o seu certificado e por último fazer as configurações necessárias no WordPress a fim de que ele aceite acessos via HTTPS.

Aguarde o CloudFlare reconhecer o apontamento de seu domínio para os DNSs dele, o que pode levar até 24h mas geralmente leva muito menos, selecione o seu domínio e clique em Overview, em Settings Summary seu SSL deve estar OFF, clique em cima do OFF e na próxima tela altere para Flexible e aguarde até aparecer a mensagem de Activate Certificate abaixo da caixa de seleção do certificado.

O próximo passo é voltar para o seu painel do WordPress, clicar em Plugins, Adicionar Novo e buscar por CloudFlare Flexible SSL. Instale o primeiro da lista de plugins que aparecerão na busca (desenvolvido por iControlWP), ative-o e retorne ao CloudFlare.

De volta ao CloudFlare, clique em Page Rules, clique em Create Page Rule e digite http://www.seudominio.com.br , e em Add a Setting selecione Always Use HTTPS. Por fim clique em Save and Deploy e certifique se que o botão da regra está em On mostrando que a regra está ativada. Retorne WordPress, e em Configurações > Geral, altere os campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do Site (URL) de http://www.seudominio.com.br para https://www.seudominio.com.br.

create-page-rule

PRONTO! Todos seus usuários já acessarão seu site em HTTPS!

OBS: Caso um ou mais links externos dentro do seu WordPress esteja ainda com HTTP, como links externos de fontes do Google, Javascripts, CSSs e imagens, o seu certificado exibirá um alerta e será preciso corrigí-los para que o certificado seja mostrado com o cadeado na cor verde.

PRÓS: Não tem custo, a instalação é bem simples. Mostra o famoso cadeado verde na tela do usuário que transmite segurança.

CONTRAS: É um certificado que utilizará o SSL para criptografar as informações do usuário até o CloudFlare, mas não do CloudFlare até o servidor web, portanto não é 100% SSL, porém ainda sim é melhor do que não ter nada.

Site Cloudflare: www.cloudflare.com

Alterou o seu site para https porém possui um monte de posts com conteúdo em http que deseja atualizar de forma simples? Nós temos a solução rápida e fácil. 🙂

Marcelo Srougi é desenvolvedor web na agência Srougi.biz, co-fundador do Rache Aqui, MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC, e fundador do portal Vida Loka.

Leave a Reply

Gel Reduction Funciona

detophyll

conutherm

colastrina

quitoplan

Renova31

www.dicasdebelezaesaude.com.br

Duromax

Duromax

Duromax