Facebook: Como acessar de forma anônima com Tor

Rate this post

Utilizando o navegador TOR é possível navegar anonimamente não só no Facebook mas em toda a internet

facebook e tor

O Tor é um browser (navegador) que permite comunicação anônima. O nome é uma sigla do nome original do projeto (The Onion Router). O Tor direciona o tráfego da Internet para uma rede voluntária mundial que consiste em 7 mil relays (retransmissões) para ocultar a localização do usuário de toda e qualquer vigilância de rede ou análise de tráfego. O uso do Tor torna ainda mais difícil o rastreio da atividade do usuário na internet, que inclui visitas a websites, mensagens instantâneas, posts em redes sociais, e outras formas de comunicação online. Em outras palavras o intuito do Tor é proteger a privacidade de seu usuário, tanto quanto sua liberdade e habilidade para se comunicar confidencialmente prevenindo suas atividades na Internet de serem monitoradas.

O roteamento “Onion” é implementado pela criptografia na camada de aplicação de uma pilha de protocolos de comunicação, aninhados como as camadas de uma cebola. O Tor criptografa os dados, incluindo o endereço IP de destino, várias vezes e o envia através de um circuito virtual compreendendo sucessivas retransmissões selecionadas aleatoriamente. Cada relay decifra uma camada de criptografia para revelar apenas o próximo relay no circuito a fim de passar os dados criptografados para a mesma. O relay final, decifra a camada mais interna da criptografia e envia os dados originais para o seu destino sem revelar, ou mesmo saber, o endereço IP de origem. Pelo fato do encaminhamento da comunicação ser parcialmente escondido em cada hop no circuito, este método elimina qualquer possibilidade de rastreio por vigilância de rede que necessita conhecer sua origem e destino.

O site do projeto para baixar o Tor é www.torproject.org e seu uso é tão simples como o uso de qualquer outro navegador: você digita o endereço que deseja acessar e ele trata do resto.

Marcelo Srougi é desenvolvedor web na agência Srougi.biz, co-fundador do Rache Aqui, MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC, e fundador do portal Vida Loka.

Leave a Reply